top of page

Negros Saberes

O minicurso Negros Saberes é um convite para um diálogo com intelectuais negros/latino americanos sobre as sociedades atravessadas pela experiência da colonialidade*, que tem o racismo como elemento estruturante para todas as relações sociais.

Em poucas horas, o participante terá uma visão panorâmica sobre o pensamento negro e antirracista contemporâneo e conhecerá algumas dos principais conceitos e seus formuladores. 

Neste mini curso de letramento racial, procuro unir minha experiência como comunicadora à minha pesquisa sobre racismo e desigualdades raciais desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Raça, Gênero e Colonialidade.

 

Assim, discuto temas como: classificação racial da população brasileira, racismo, colonialidade do poder, privilégio branco, entre outros, tendo preferencialmente como referência o pensamento e a análise de intelectuais negras e negros.

 

A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO NEGROCENTRADA

 

O “historicídio”*e o “epistemicídio”* das populações amefricanas* favorecem a perpetuação  do racismo. Por isso, compreender o complexo e sofisticado fenômeno do racismo a partir da visão e das reflexões de quem o experimenta “na pele” é uma postura teórico-metodológica antirracista não apenas pela legitimidade do lugar de fala desses pensadores, mas também por trazer para o centro do debate epistemologias contra-hegemônicas, advindas de pessoas cujas culturas foram historicamente subalternizadas e cujas as vozes são permanentemente silenciadas.

Com isso, pretende-se oferecer aos participantes do curso uma visão outra, a saber,  decolonial* sobre as relações interraciais.


 

METODOLOGIA

 

Negros Saberes é dividido em três módulos de 2 horas cada. A partir das reflexões levantadas por pensadores/as como Lélia Gonzalez, Neusa Santos,  Grada Kilomba, Cida Bento, Aimé Césaire, Abdias Nascimento, Silvio Almeida,  Muniz Sodré, entre outros, e de situações racistas que ganharam espaço no debate público, a professora Isabel Andrade apresenta, de forma introdutória, algumas ferramentas teóricas utilizadas pelo pensamento negro/latino americano para interpretar esses temas e enfrentar o racismo.


 

No módulo 01, vamos apresentar alguns autores e conceitos utilizados para  pensar o racismo e as relações raciais no Brasil e na América.

 

Tópicos:

O que é racismo? 

Como categorizar o racismo no Brasil? Racismo por denegação, Racismo Estrutural e a Forma Social 

Debate 

 

No módulo 02, vamos explorar como podemos utilizar uma linguagem antirracista e inclusiva e porque essa nova linguagem é uma conquista de todos os brasileiros.

 

Tópicos:

Branquitude e privilégio branco 

Antirracismo na sala de aula 

Debate 

 

No módulo 03, vamos aplicar alguns dos conceitos aprendidos durante a formação nos fait divers que ganharam repercussão no Brasil e no mundo e como eles são ferramentas para se construir uma percepção sobre o racismo

 

Tópicos 

Episódios de racismo cotidiano 

Informe-se! Crie sua rede Antirracista

Debate  

Para mais informações, entre em contato!

85.987255162

belsantannaandrade@gmail.com

 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • LinkedIn
bottom of page